6 motivos para colocar Facetas de Porcelana nos dentes

Na hora de arrumar um dente é preciso levar em consideração fatores como durabilidade, resistência, brilho e estabilidade de cor. Existe solução para dentes quebrados ou manchados. A mais famosa é a restauração de porcelana (Faceta de Porcelana), mais estética e que costuma ser usada para alterar forma, tamanho e cor dos dentes.

A técnica consiste na confecção de facetas laminadas de porcelana com espessura de até meio milímetro que não comprometem a estrutura dentária. Os resultados são excelentes para quem deseja corrigir pequenas imperfeições, como dentes quebrados, desalinhados, desgastados ou com sinais de envelhecimento.

O dentista remove cerca de meio milímetro da superfície do dente, depois as facetas de porcelana são coladas, assim, elas são capazes de modificar a cor, o formato, o tamanho ou o cumprimento do dente.

O Dr. Aurélio Belas, odontólogo do maior centro odontológico de tratamento integrado, implantodontia e estética dental do Brasil, elencou seis motivos para optar por um tratamento com as Facetas de Porcelana. Confira!

  1. Maior resistência às manchas
    As restaurações de porcelana não se desgastam facilmente e são mais fáceis de serem higienizadas. Em resinas compostas, a escovação diária pode causar micro lesões na sua superfície, facilitando a adesão de restos de alimentos ou pigmentos que mancham os dentes, como café, vinho ou cigarro. O mesmo não acontece nas de porcelana.
  2. Maior estabilidade de cor
    Justamente por não sofrerem tanto desgaste e terem esse poder de resistir às manchas, elas conseguem manter sua cor e sua aparência natural por muito mais tempo. Aliás, esse é outro benefício das restaurações de porcelana, elas são a versão mais similar ao dente natural que a tecnologia já conseguiu criar nesse segmento.
  3. Maior durabilidade
    Estudos mostram que o sucesso das facetas de porcelanas é de 98,8% nos primeiros seis anos, 93% em onze anos e 91% em até treze anos, enquanto as resinas compostas costumam durar de três a dez anos, mas isso vai depender dos cuidados que a pessoa terá com o material. Fumar, ingerir bebidas e alimentos com alto grau de pigmentação ou acidez com frequência são hábitos que podem diminuir drasticamente a vida útil das facetas de porcelana.
  4. Maior brilho e translucidez
    O brilho superficial de uma faceta de porcelana também não é perdido com facilidade. As resinas compostas precisam, de tempos em tempos, de uma espécie de polimento da sua superfície para que ela recupere seu brilho, as de porcelana não. Além disso, as de porcelana trabalham bem melhor a reflexão e a transmissão da luz.
  5. Resistência
    Com a introdução de materiais reforçados e a evolução da técnica de colagem, que agora acimenta a faceta ao dente, a porcelana acaba sendo bem mais resistente às forças mecânicas e mastigação do que as resinas compostas que são mais frágeis e se descolam com mais facilidade.
  6. É o material mais procurado pelas celebridades
    As facetas de porcelana ficaram bastante famosas e se tornaram o método mais pedido e o mais usado pelas celebridades aqui do Brasil e de Hollywood.

Em Brasília, o tratamento estético dental de colocação de Facetas de Porcelana é realizado no Cir Hospital Odontológico, um dos maiores complexos de saúde bucal do país. Além das facetas, Implantes Dentários e Lentes de Contato Dentárias, o hospital realiza todos os procedimentos odontológicos dentro de um mesmo local, o que facilita a vida do paciente e reduz o tempo final dos tratamentos. Saiba mais: www.cir.com.br