A dor de cabeça começa nos dentes

Dor de cabeça e dente com problema de canal

Você sabia que dores de cabeça, no pescoço e nos ombros podem ser consequências de problemas odontológicos? O mau funcionamento do sistema mastigatório também causam estes sintomas. A notícia boa é que isso pode ser facilmente resolvido, depende apenas de um diagnóstico correto.

O bruxismo (ranger dos dentes) ou o imbricamento dentário (apertamento) também podem ser causa de alguns desconfortos, já que podem causar um stress da musculatura envolvida, o que pode resultar numa fadiga muscular, ou até mesmo em um processo inflamatório. A fadiga provoca acúmulo de ácido lático e causa a conhecida dor de cansaço muscular.

A apnéia obstrutiva do sono também é um problema que pode ser resolvido por um dentista. A obstrução parcial das vias respiratórias superiores durante o sono causa, além dos temidos roncos, outras graves consequências, como problemas de relacionamento no caso de casais (já que ouvir roncos não é nada bom) e morte súbita em casos mais trágicos.

Realize visitas periódicas ao dentista e evite estes inconvenientes. O ideal é ir ao dentista em intervalos de quatro a seis meses para que seja possível fazer um acompanhamento adequado.

 (Fonte ABC da Saúde)

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF