Aparelho ortodôntico – 8 dicas para acelerar o seu tratamento

Separamos algumas dicas dos nossos dentistas para que você possa evitar problemas ao longo do seu tratamento ortodôntico.

Quem sofre com má formação dos dentes busca tomar uma importante decisão: a de usar aparelho ortodôntico. Os aparelhos servem para ajustar a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de maneira inadequada. Em alguns casos o tratamento pode levar anos, em outros, meses são suficientes para corrigir a oclusão e a função de mastigação dos dentes.

Quem já usa aparelho ortodôntico sabe que os cuidados com a higiene e com os hábitos alimentares são fundamentais para acelerar o tratamento. Confira as nossas dicas:

– Roer unhas e morder pontas de canetas e lápis, ou qualquer objeto duro, podem mover o aparelho.

– O fio dental deve ser um grande aliado a quem usa aparelhos ortodônticos, ele desliza melhor entre os dentes, limpando-os. Manter os dentes limpos facilita e agiliza o processo do tratamento. Confira as dicas de escovação logo abaixo!

– É importante que o paciente evite a ingestão de doces, alimentos duros ou grudentos demais, como: balas, chicletes e pirulitos. Quando o fizer, opte por escovar os dentes logo em seguida.

– Ao ingerir frutas e vegetais é importante cortá-los em pedaços pequenos.

– Caso já tenha ocorrido algum dano no aparelho ortodôntico, como a soltura do fio ou do bráquete, utilize cera ortodôntica (geralmente encontrada em farmácias) para evitar feridas na boca. Nestes casos, é muito importante informar o dentista o mais rápido possível sobre o ocorrido para que ele faça a manutenção do aparelho.

– Quando o aparelho é ajustado, o incomodo é inevitável. Para diminuir a dor é interessante que o paciente se alimente com comidas pastosas. Isso ajuda a diminuir o desconforto.

– Vale a sugestão de usar a escova interdental para remover a placa bacteriana entre os dentes e os bráquetes do aparelho ortodôntico. Para isso, antes de escovar os dentes, é importante remover os elásticos intermaxilares.

– A higiene com escova interdental e com o fio dental deve ser realizada pelo menos 3 vezes ao dia.

Dicas de Limpeza do seu aparelho

A higienização do aparelho é parte fundamental para o sucesso do tratamento. Por isso, resolvemos mostrar como fazer a limpeza correta dos seus dentes.

Dica Bônus

Escovar os dentes no chuveiro pode parecer uma ótima forma de otimizar o tempo, mas significa menos foco no processo de escovação. Por isso, escovar os dentes em frente ao espelho é melhor. Você precisa ver o que está fazendo, ângulo da escova e ter certeza que a limpeza foi feita corretamente.

 

Agora que você viu um pouco dos cuidados que você deve ter, te convido a conhecer o Cir e toda a sua estrutura exclusiva e pensada para um melhor e mais ágil atendimento.

Se você precisar fazer uma revisão ou mesmo colocar o seu aparelho ortodôntico, você pode clicar aqui para agendar uma consulta com a gente ou entrar em contato pelo telefone (61) 3365-1000 ou WhatsApp (61) 99303-9351.

O Cir Hospital Odontológico oferece tratamento especial para cada paciente. Com mais de 30 anos de experiência, já realizamos mais de 25 mil implantes dentários e renovamos o sorriso de milhares de pacientes.

Venha conferir a qualidade do nosso trabalho. Marque uma consulta gratuitamente!

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF