Parto prematuro pode ocorrer devido a bactérias bucais

Estudos comprovam que cerca de 700 bactérias bucais são responsáveis pelo nascimento de bebês prematuros e de baixo peso. Além de lesões, ferimentos e doenças bucais, a bactéria Fusobacterium nucleatum, que é encontrada no líquido amniótico de algumas mulheres, também é responsável por gestações que não conseguem chegar até o período adequado.

Doenças periodontais ou causadas por bactérias bucais como as cáries e a gengivite podem proliferar no nervo do dente os nos tecidos de sustentação e proteção, fazendo com que a bactéria se difunda para todo o organismo via corrente sanguínea. Além de causar partos prematuros, as bactérias podem ser consideradas fator de risco para doenças do coração e diabetes.

Restos alimentares juntamente com a saliva formam a placa bacteriana que viram a fonte principal de formação desses organismos. Para evitar esse acúmulo é importante manter uma excelente higiene bucal e visitar regularmente um dentista.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF