Você tem dificuldades na mastigação? Isso pode causar problemas de saúde.

Quando estamos comendo um alimento, nunca imaginamos a quantidade de músculos e articulações que entram em ação, pois, no ponto de vista odontológico, mastigar é bem mais complexo do que parece. São inúmeras ações que são responsáveis pelo abrir e fechar da boca durante a mastigação. Por isso devemos ficar atentos de qual forma é a correta para no futuro, não ocorra uma série de complicações.

A importância de uma frequência regular ao dentista evita que o problema se agrave e assim seja diagnosticado, corrigindo-o com mais eficácia. Podem ocorrer transtornos na articulação da mandíbula, que alteram a musculatura facial, problemas na oclusão dentária, luxações na articulação têmporo-mandibular, bruxismo, tumores e alterações de desenvolvimento ósseo, espasmos nos músculos mastigatórios.

O mais comum entre eles é o bruxismo, já conhecido de muitos como “briquismo”, que é o ranger dos dentes durante o sono ou uma pressão excessiva durante o dia ocasionando fortes dores de cabeça e até irritação. Dificilmente é identificado pelo paciente, e logo é julgado por stress, mas não é tão simples assim, cerca de 15% da população é atingida, tanto pra homens quanto para mulheres. Não é uma doença, mas já é um alerta pra algo que não está funcionando bem e que precisa de um cuidado especial.

Além do exame físico, também podemos contar com exames de imagem como radiografias, tomografias, e a ressonância magnética, que são de suma importância para o diagnostico do paciente. Para aliviar os sintomas recomendamos placas de mordia, que além de aliviar as dores, preservam os dentes evitando os desgastes da mastigação; próteses dentárias; tratamentos ortodônticos; relaxamento da musculatura facial acompanhada e também, não menos importante, mas de grande efeito contra as dores, bolsas de água quente na região de onde se origina as dores.

Não existe cura definitiva para os problemas originados de má mastigação, mas o tratamento contínuo ajuda a combater os sintomas, uma boa dica é praticar atividades físicas ou de lazer que aliviam o stress, pois o aumento da tensão sobre o problema só tende a piorar a situação do paciente. Por isso, se seu problema já está em um nível critico, procure nosso Hospital Odontológico CIR, marque sua consulta que faremos um diagnóstico completo da sua situação e lhe encaminharemos a todos os nossos setores, do clinico ao fonoaudiólogo, para que sua situação seja solucionada com o maior conforto possível.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF