Higiene bucal depois de fazer um implante?

Como cuidar da higiene bucal depois de fazer um implante?

Implantes dentários, hoje são cada vez mais comuns, e com certeza conhecemos sempre alguém que já passou por esse tipo de tratamento. O que muitas pessoas imaginam é que após a colocação dos implantes o tratamento chegou ao seu ponto final. O que na verdade, é um começo de uma nova etapa de tratamento. Assim como na dentição natural, os implantes devem ser higienizados com mais rigor e com um acompanhamento periódico do dentista especialista nesse tipo de tratamento. Nos primeiros meses, os implantes dentários passam por ajustes da mandíbula para melhorar a mordida, é analisada a higienização que está sendo feita em casa pelo paciente e dependendo da complexidade do implante que varia de acordo com o paciente, ela passa por um processo de limpeza mais profunda, especial e profissional na própria boca do paciente.

Algumas doenças são desconhecidas de muitos pacientes que fazem o tratamento com implantes dentários como a “mucosite” e “periimplantite” (inflamações na gengiva e no osso que podem levar à perda do implante). Ambas são comuns quando não é feita uma higienização adequada pelo paciente ou quando não há uma frequência adequada ao dentista para realizar um monitoramento posterior ao tratamento. São doenças silenciosas, pois não apresenta sintomas aparentes e quando o diagnóstico é realizado muito tarde pode causar a perda total do implante. Os principais sinais de que algo pode estar errado com os implantes dentários são sangramentos agudos e frequentes gengivais e alterações na cor da gengiva. Quando o estado do paciente é mais grave podem apresentar dores, inchaços e mobilidade do implante. Assim que o paciente notar um desses sintomas, deve imediatamente procurar um periodontista especialista em implantes dentários.

A prevenção dessas e de outras doenças requer uma cooperação do paciente com uma boa limpeza diária realizada em casa, consultas regulares ou frequentes ao dentista são de extrema importância para a melhor saúde dos dentes e implantes. Existem alguns produtos que auxiliam o paciente na higienização diária das próteses e esses produtos variam de paciente para paciente e de situação pra situação. Procure orientação com um especialista sobre os produtos, prevenções e tratamentos. Não deixe pra última hora. Realizar um procedimento tão importante quanto este em um lugar com estrutura hospitalar completa é o ideal para você, nossa equipe, formada por profissionais altamente qualificados, já realizou mais de 23 mil implantes dentários e garante um sorriso sadio e duradouro.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF