Chupeta: Vilã ou Mocinha?

A chupeta é quase um artigo indispensável para as mamães. As diversas opções de cores, formas e marcas desperta a atenção dos pequenos e também das mães. Mas para saber se as chupetas são vilãs ou mocinhas é necessário analisar a frequência, intensidade e duração do seu uso.

Para determinar a instalação do hábito é preciso que a chupeta seja usada frequentemente e por um longo período. O uso prolongado poderá prejudicar a amamentação materna, causar mal posicionamento dentário, desvios no crescimento dos maxilares, alterações na deglutição e fonação. Mas se sua utilização se restringir apenas na saúde oral do bebê e no desenvolvimento dos arcos osteo dentários, não deverá interferir na saúde bucal das crianças.

O uso prolongado da chupeta pode causar ainda deformações na face e na boca, afetando a língua e o desenvolvimento muscular. O desenvolvimento da fala também pode ser prejudicado, pois o uso prolongado da chupeta pode dificultar a pronuncia de alguns fonemas.

O recomendado é que a chupeta seja abandonada até o primeiro ano de idade, pois é geralmente nessa época em que começam a nascer os primeiros dentes no bebê. Já a partir dos três anos as consequências pode começar a se agravar, até essa idade a flacidez do organismo da criança auxilia para que os dentes e mal formações voltem ao normal.

*Dr. Aurélio Belas

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF