7 hábitos comuns que são muito perigosos para os dentes

É muito comum ver pessoas que têm hábitos aparentemente inofensivos, mas não são. Há, especialmente, alguns hábitos muito comuns que são verdadeiros vilões da estética dental e saúde oral. O Dr. Aurélio Belas* listou alguns deles e seus devidos riscos. Confira:

Palitar os dentes – Observe nas embalagens desses palitos que eles sequer chamam-se palitos de dentes. Apesar de ser muito comum o uso dos palitos de madeira para remover os restos alimentares, muita gente os utilizam de forma errada e não sabem; é comum as pessoas enfiarem o palito entre os dentes, fazendo um tipo de alavanca, e isso comprime a papila gengival, predispondo a retração óssea e gengival, além da possibilidade de criar mobilidade nos dentes. Use o palito delicadamente, ele deve ser passado suavemente sobre os tecidos, para remover resíduos superficiais. Para limpar entre os dentes utilize corretamente o fio dental e não o palito.

Morder tampa de caneta – Parece inofensivo, mas esse hábito pode levar à erosão dos dentes. O fato de morder sempre no mesmo lugar pode ocasionar um desgaste irregular dos dentes. Outra possível prejudicada nesse caso é a coluna vertebral, já que a incorreta utilização da boca pode causar problemas articulares.

Abrir garrafas com os dentes – É preciso dizer que esse hábito pode fraturar os dentes? Pois sim, pode causar fraturas e em alguns casos, até a perda de dentes, que só pode ser “corrigida” com a colocação de implantes dentários.

Roer as unhas – Semelhantemente a morder da tampa da caneta. Há uma diferença que pode agravar as consequências: o grande acúmulo de resíduos e bactérias embaixo das unhas. Esse hábito, além de estragar os dentes e as unhas, pode trazer infecções para o organismo. Quem além de roer, engole a unha, pode ter graves problemas gastrointestinais, como Esofagite infecciosa, gastrite, enterocolite por infecção por microorganismos, verminoses, diverticulite ou até apendicite pelos fragmentos de unha não digeridos.

Tomar café e vinho – Substâncias corantes podem pigmentar a superfície do esmalte dos dentes. O risco aumenta caso eles apresentem alguma irregularidade, pois pequenas partículas podem ficar retidas e se transformar em manchas. Outra situação muito comum ocorre na borda de restaurações de resinas, onde microscopicamente temos um degrau que favorece o surgimento de manchas. É importante salientar que o café é pior, não por sua cor, mas por sua temperatura. O dente sempre reage ao calor e também ao frio, aumentando a camada de dentina que na sua essência é amarelada. Portanto, uma grande quantidade de café e chá, além de bebidas muitos quentes ou muito geladas, deixam os dentes mais amarelados.

Usar água oxigenada ou bicarbonato para clarear os dentes – Sim! É bem comum que algumas pessoas, em busca de tratamentos mais baratos, encontrem informações como a de que é possível clarear os dentes utilizando essas duas substâncias. A concentração da água oxigenada precisa ser alta, para que a mesma possa clarear os dentes, mas essa alta concentração é corrosiva para a gengiva, provoca erosão nos seus tecidos, podendo ocasionar ulcerações e até mesmo retração da gengiva. Já o bicarbonato, ele também clareia os dentes, mas  deixa a superfície deles mais rugosas. Isso fará com que os dentes fiquem até mais escuros, e bem mais rapidamente. Caso queira fazer clareamento dental, procure um especialista para realizar o procedimento de forma saudável e segura.

Morder alimentos duros – O risco maior é o mesmo do hábito de abrir garrafas com os dentes: Fratura e perda dos dentes. Evite morder balas, gelo, ossos de carne, etc.

 

SERVIÇO:

O Dr. Aurélio Belas é diretor do Cir – Centro Referência em Reabilitação Oral e Estética Dental. Além disso, o Complexo realiza todos os tratamentos odontológicos em um único lugar, sem a necessidade de o paciente deslocar-se a vários lugares para completar seu tratamento. O Centro fica em Brasília e desde 1988 já realizou mais de 25 mil implantes dentários. É possível marcar uma consulta através do telefone (61) 3365-1000 ou acessando o link: www.cir.com.br/marque-sua-consulta

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF