FÉRIAS: Hora de redobrar a atenção com os dentes

Estão chegando às festas de fim de ano e com elas, muitos recessos, folgas e férias. Esse é um momento delicado para a saúde bucal, pois como as pessoas têm mais tempo livres, costumam exagerar na bebida alcoólica, dormem até mais tarde e diminuem os cuidados com os dentes.

Poucas pessoas sabem, mas pouquíssimos minutos após ingerirem alimentos ricos em açúcar, as bactérias que causam cáries, tártaro e placas bacterianas começam a agir intensamente. É comum nessas comemorações de fim de ano as pessoas participarem de festas onde a mesa esteja com fartura de doces. Tenha cuidado e escove os seus dentes imediatamente após a ingestão desses alimentos.

Em relação às bebidas alcoólicas, há diversos perigos presentes no consumo delas. O vinho é um vilão da cor branca e brilho dos dentes. A cerveja pode provocar o desgaste do esmalte e assim o escurecimento. As bebidas alcoólicas aumentam a saburra lingual e consequentemente o mau hálito. Sucos de frutas cítricas enfraquecem os dentes e os deixam mais sensíveis, e, do mesmo jeito, os refrigerantes.

Aproveite a maior quantidade de tempo livre dessa época para dar uma revisada nos itens básicos e necessários aos cuidados com a sua saúde bucal. Renove as escovas de dentes velhas (com mais de 3 meses ou com as cerdas muito irregulares), compre um novo fio e creme dental. Cuide de higienizar o estojo ou recipiente na qual você transporta esses itens com você no dia a dia. Procure fazer uma visita ao seu dentista, para revisar como anda a sua saúde bucal e corrigir algo, caso seja necessário, antes de voltar ao trabalho e atividades rotineiras da vida.

Você não está sendo desestimulado a aproveitar as guloseimas e lazer das festividades de um momento tão especial, mas, é um fato que nas férias as pessoas costumam ficarem mais desleixadas com os cuidados da higiene oral e é bom que você não deixe isso acontecer. Não precisa andar com um kit de higiene bucal para cima e para baixo, apenas não diminua e se possível, aumente a frequência dos cuidados que você precisa ter para manter o seu sorriso bonito e saudável.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF