Refrigerante: O grande inimigo dos dentes.

Os refrigerantes estão presentes na dieta de milhões de pessoas de todas as idades, e são os maiores causadores da cárie dental. Sua composição contém ácidos e açúcares que destroem os minerais do esmalte dental facilitando a formação da cárie. Em casos que somam o esmalte desgastado, má escovação, bruxismo (hábito de ranger os dentes) e outros fatores podem acarretar na perda dental.

Os refrigerantes sem açúcar são menos prejudiciais, porém são responsáveis por menos de 15% do total do consumo da bebida e ainda contém ácidos que causam danos ao esmalte dental.

Consumo cada vez maior

Estimam que quatro a cada cinco crianças em idade escolar bebem refrigerante pelo menos uma vez por dia e pelo menos uma em cada cinco consomem quatro vezes por dia.

Quanto mais, pior o problema.

O consumo prolongado tem efeito acumulativo já que não há tempo para o esmalte se refazer. Ao passar dos anos a probabilidade de apresentar problemas é maior.

Como resolver?

Além da redução do consumo, você pode adotar algumas medidas:

  • Troque o refrigerante por outras bebidas: Água, leite e suco de fruta natural contêm menos açúcar e ácido.
  • Enxágue a boca: A dica é bochechar com água após ingerir refrigerante, isso ajuda a remover vestígios que ficariam em contato com o esmalte por longos períodos.
  • Utilize sempre creme dental e enxaguante bucal com flúor: O flúor ajuda a prevenir as cáries e fortalecer o esmalte dental.
  • Visite seu dentista regularmente: Seu dentista poderá aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução.

Seus dentes não são páreos para os refrigerantes, reduzindo a quantidade que consome, realizando uma boa higiene bucal e visitando seu dentista regularmente, você conquistará uma saúde bucal melhor.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF