O que é erosão ácida?

Muitos alimentos possuem ácidos que podem danificar ou enfraquecer a superfície do esmalte do dente. Muitas pessoas podem estar com esse problema e não sabem, pois na fase inicial é muito difícil de detectá-la. Esses ácidos também podem vir de bebidas ou do próprio estômago e podem causar sensibilidade, dores e necessidade de tratamentos restauradores.

Os principais alimentos que contém ácidos são frutas como limão e abacaxi, vinagre, refrigerantes, vinhos e muitos outros.

A melhor forma de prevenir a erosão ácida e visitar periodicamente o dentista e seguir as recomendações quanto a higienização da boca e sugestões de alimentação.

Uma dica importante é quando você ingerir alimentos, o recomendado é esperar um pouco e não escovar os dentes imediatamente, porque o esmalte pode estar vulnerável. Outra recomendação é o uso de canudos para ingerir bebidas ácidas e não deixar o líquido muito tempo na boca.

Sintomas

Os principais sintomas são: sensibilidade aos alimentos ou bebidas, quentes, gelados ou doces; pequenas fissuras e fraturas ou mesmo superfície do dente lisa e desgastada; descoloração, aspereza nas bordas, entre outras.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF