Extração dos sisos ou dentes do juízo

extração do dente siso cir premier

Um dos procedimentos corriqueiros realizados aqui no Cir Premier é a extração cirúrgica dos terceiros molares, popularmente conhecidos como “sisos” ou “dentes do juízo“. A indicação dessa cirurgia depende de uma avaliação clínica e radiográfica criteriosa, pois nem todas as pessoas necessitam se submeter à extração dos terceiros molares.

Por isso, sempre que consultarmos um paciente que quer tirar os “sisos“, faremos primeiramente uma análise da gengiva, abertura de boca e presença de infecções, além do planejamento radiográfico. Às vezes, pode se fazer necessária a realização de tomografias computadorizadas, que vão guiar com precisão a conduta do cirurgião, assegurando um pós-operatório mais confortável para o cliente.


Não nos esquecemos da avaliação de saúde geral, através de uma anamnese detalhada e da monitoração de sinais vitais do paciente, no caso do mesmo optar por realizar a cirurgia com sedação consciente. Apenas os critérios na avaliação dos casos não bastam ao Cir Premier, pois contamos com toda a assessoria para garantir a segurança do cliente em casos de emergências, como serviço de ambulância 24 horas (em caso de deslocamento do paciente para o hospital de sua preferência), além da assistência de médicos anestesiologistas e de um cirurgião buco maxilo-facial.


Vale ressaltar a estrutura física do hospital, que conta com vários aparelhos para monitoração de sinais vitais, além dos equipamentos e medicamentos necessários para reanimar o paciente em casos de paradas cárdio-respiratórias.
Não nos basta garantir a confiança e o conforto de nossos clientes, mas assegurar a segurança e promoção da saúde.

raio1.jpg

Paciente do caso acima nos procurou para exodontia dos dentes 38 e 48 (com encaminhamento do ortodontista). Verificamos na radiografia inicial que os dentes inferiores estavam inclusos e bastante impactados (retidos) na mandíbula. Na radiografia final (após 2 semanas), notamos o “halo” radiográfico na região retromolar, evidenciando as remoções e as áreas de futuro reparo.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF