Saiba tudo sobre feridas bucais – Aftas

As feridas bucais podem ser incômodas, doloridas e de aparência ruim. Podem ser causadas por infecções bacterianas, virais ou fúngicas, um fio ortodôntico solto, uma prótese mal adaptada ou um bordo cortante de um dente ou restauração fraturada. Entre as feridas bucais mais comuns encontram-se as aftas e o herpes.

As aftas são pequenas úlceras com uma base branca ou cinza e um bordo vermelho. Ao contrário do herpes, as aftas aparecem dentro da boca. Sua causa exata é incerta, mas alguns especialistas acreditam que problemas do sistema imunológico, bactérias ou vírus podem estar envolvidos. Fadiga, estresse ou alergias podem aumentar a probabilidade de aftas. Um corte causado por mordida na bochecha ou na língua, ou reações a alimentos e bebidas ácidas podem contribuir com o desenvolvimento de aftas. Problemas intestinais, como colite ulcerativa e doença de Crohn, também parecem tornar algumas pessoas mais susceptíveis. As aftas geralmente cicatrizam sozinhas após uma ou duas semanas. Anestésicos de uso tópico, vendidos sem receita médica, e enxaguatórios bucais antimicrobianos podem promover alívio temporário. Fique longe de alimentos quentes, apimentados ou ácidos, que podem irritar a lesão.

 

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF