A limpeza da língua também é importante

Só existe limpeza efetiva se houver escovação, com a língua não é diferente. É imprescindível a remoção mecânica dos resíduos da língua, para isso nada melhor que uma escova dental. Mas não é necessário utilizar creme dental para realizar a limpeza da língua. É importante saber que escova sem pasta funciona bem na higiene oral, já a pasta sem escova não garante nenhum resultado satisfatório. O creme dental tem um papel de acessório facilitador na limpeza bucal, facilitando a remoção mecânica feita pela escova.

Não existe nenhum medicamento ou produto capaz de limpar a língua sem escová-la. Assim como um produto de limpeza doméstica não funciona se for aplicado no piso sem a ajuda da vassoura ou de um pano para esfrega-lo. E sobre a ânsia que algumas pessoas sentem aos escovar a língua, a saída é tentar minimizar. A dica é não escovar a língua logo após alguma refeição, é aconselhável esperar uns minutos.

Cuidar da saúde bucal é um mecanismo para evitar problemas maiores no futuro.

*Dr. Aurélio Belas

 

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF