Limpezinha rápida nos dentes: quanto custa?

Quanto vale uma limpezinha rápida nos dentes? Hoje vamos descobrir quais são as diferenças entre profilaxia das consultas de manutenção, a chamada “limpezinha” tradicional.

É comum que os colegas dentistas tenham dificuldades em fazer com que os pacientes sejam assíduos nas consultas de manutenção. Isso, por vezes, interfere negativamente no tratamento e no período de duração dele. É importante, porém, que os profissionais da área saibam como abordar seus pacientes para mostrar a importância de fazer manutenções periódicas, mesmo quando o tratamento é finalizado.

Essas consultas consistem na realização de uma “terapia não cirúrgica”. Noutras palavras, nada mais é que a tradicional limpeza e profilaxia bucal, seguida de um exame clínico e radiográfico de rotina, para se detectar possíveis problemas. O objetivo disso tudo é apenas um: prevenção. O maior problema, nesse ponto, é que o dentista tem que cobrar o retorno e assiduidade do paciente, pois não se trata apenas de uma “limpezinha rápida”. Dependendo do caso, pode haver um acúmulo de placas bacterianas que, por vezes, leva à necessidade de se desmontar protocolos ou próteses fixas e removíveis, por exemplo. Por isso, uma profilaxia de manutenção pode levar até mais de uma hora, tempo necessário para que o dentista faça um check up completo da saúde bucal do paciente.

E quanto custa isso? Tempo e dinheiro? Não, a recompensa maior é o bem estar e a saúde bucal da pessoa, que fica sempre em dia. O problema é que muitos pacientes não gostam de pagar por essas limpezas diferenciadas, completas. Como resolver isso? Uma dica simples é fidelizar os pacientes pela boa educação. Invariavelmente, em cada consulta, o dentista deve disciplinar a pessoa antes mesmo de sair do consultório, explicando todo o processo que envolve uma reabilitação com implantes dentários, por exemplo, e a manutenção a longo prazo. Somente assim é que os pacientes continuarão assíduos na clínica no período de manutenção e perceberão que de nada adianta aquela limpezinha rápida. No fim das contas, acaba saindo muito mais caro.

O ideal é que tudo isso seja explicado e orientado aos pacientes na primeira consulta, aquela de avaliação, antes mesmo do início do tratamento. Os pacientes devem compreender todas as etapas e reconhecer a importância da manutenção realizada por profissionais gabaritados, como os que trabalham no Hospital Odontológico Cir.

Texto: Gustavo Frasão, do Hospital Odontológico Cir

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF