O que é a herpes labial?

Sendo também conhecida como herpes simples. Trata-se de um grupo de bolhas doloridas e cheias de líquido que geralmente se formam nos lábios e, algumas vezes, sob o nariz e no queixo.

Essas lesões são causadas pelo herpes vírus tipo 1 e são muito contagiosas.  A infecção inicial (herpes primário), que frequentemente ocorre antes da vida adulta, pode ser confundida com uma gripe ou resfriado e pode causar a erupção de lesões doloridas em toda a boca.

Uma vez que a pessoa é infectada com o herpes primário, o vírus permanece no seu organismo e provoca ataques ocasionais. Em algumas pessoas, o vírus permanece inativo. Entretanto, sua manifestação pode suceder à febre, queimadura solar, abrasões de pele ou problemas emocionais. As bolhas do herpes geralmente cicatrizam, espontaneamente, em uma semana. Anestésicos tópicos de venda livre podem proporcionar algum alívio, e a prescrição de drogas antivirais podem reduzir esse tipo de infecção viral.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF