O que é a Cirurgia Ortognática?

A cirurgia ortognática é a sub-especialidade da cirurgia Buco Maxilo Facial, que reúne um grupo de procedimentos cirúrgicos que têm como objetivo principal corrigir as deformidades dento-faciais, resultantes de algum tipo de falha no posicionamento satisfatório das arcadas dentárias e ossos da face em relação à base do crânio, interferindo na aparência estética dos pacientes e comprometendo, muitas vezes, o funcionamento correto dos maxilares.

As deformidades dento-faciais apresentam-se em dois tipos de classes principais:

Micrognatismo ou Retrognatismo

A mandíbula (parte inferior) é menor que a maxila (parte superior). Neste caso, tanto pode ter havido um pequeno crescimento horizontal da mandíbula (sentido ântero-posterior), quanto um grande crescimento da maxila no mesmo sentido.

Ambas as situações geram uma deformidade classificada como Classe II de Angle.

Tratamento: Pode haver decisão de alongar a mandíbula ou encurtar a maxila ou ambos os procedimentos simultaneamente, dependendo da gravidade caso. Cabe ressaltar que qualquer que seja a decisão, a abordagem cirúrgica é intra-oral, isto quer dizer que será dentro da boca, não deixando cicatrizes na pele.

Macrognatismo ou Prognatismo

A mandíbula (parte inferior) é maior que a maxila (parte superior). Neste caso, tanto pode ter havido um grande crescimento horizontal da mandíbula (sentido ântero-posterior), quanto um pequeno crescimento da maxila no mesmo sentido.

Ambas as situações geram uma deformidade classificada como Classe III de Angle.

Tratamento: Pode haver decisão de encurtar a mandíbula ou alongar a maxila ou ambos os procedimentos simultaneamente, dependendo da gravidade do caso. Cabe ressaltar que qualquer que seja a decisão, a abordagem cirúrgica é intra-oral, isto quer dizer que será dentro da boca, não deixando cicatrizes na pele.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF