Ortodontia e a importância do aparelho ortodôntico

Coloque seus dentes no lugar certo!

Reconhecemos a simpatia da pessoa principalmente pelo sorriso. E se o sorriso for bonito, harmonioso e saudável, então, torna-se contagiante. É por meio do sorriso que se demonstra a simpatia, os sintomas de felicidade, satisfação, higiene, etc. Porém, vale ressaltar que aparência é importante, mas não é tudo. Mais que isso, o sorriso expressa principalmente a saúde. A expressão “saúde começa pela boca” é bastante repetitiva, mas deve ser uma tecla sempre martelada.

Diversos problemas do corpo humano estão de fato relacionados à disposição dos dentes que, estando tortos ou mal posicionados, trazem inúmeras consequências maléficas: dores de cabeça, na região do pescoço, ombros e costas, síndrome da ATM (disfunção da articulação), e outros que aumentam o mal estar e alteram o humor da pessoa. O Dr. Aureliano Lustosa diz que são frequentes os casos de queixas das pessoas quando o procuram para tratamento ortodôntico (colocação de aparelho dentário) quanto aos diversos sintomas que sentem (como esses citados anteriormente). e explica que o fator tempo agrava ainda mais os problemas de saúde da pessoa além de afetar também a auto-estima.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF