Saiba se você precisa fazer enxerto ósseo!

Após a perda dos dentes, acontece um processo conhecido como ” atrofia óssea¨, uma diminuição progressiva do volume ósseo. Essa perda pode ocorrer tanto na espessura como na altura do osso maxilar.

Com pouco volume ósseo não é possível fixar os ¨pinos¨e, assim, realizar os implantes dentários. Um dos requisitos mais importantes para se obter sucesso com implantes dentários é a existência de uma quantidade suficiente de osso saudável no local receptor.

Enxerto Ósseo

Enxerto Ósseo

Enxertos ósseos são necessários quando pacientes não possuem estrutura óssea adequada para receber implantes dentários. Isso é necessário sempre que um dente é perdido e o osso que se encontrava ao redor do dente é reabsorvido, esse processo de reabsorção óssea ou atrofia, deixa o osso progressivamente mais fino tornando a colocação do implante quase que impossível. Existem casos que estes dentes foram perdidos há muitos anos, o que torna necessário a realização de um procedimento para recriar o osso perdido, denominado de enxerto ósseo..

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF