Porque ter o siso se na maioria das vezes temos que arrancá-lo?

devo ou não extrair o dente siso

O dente siso geralmente aparece no final da adolescência e inicio da vida adulta, mas podem “nascer” em outras idades.

Na época das cavernas, os homens usavam os sisos para triturar alimentos crus ou muito duros. Com o passar do tempo, a alimentação passou a ser mais pastosa e o siso deixou de ser útil. Com isso, a própria arcada dentária mudou de tamanho, o que faz com que o siso não “caiba” na boca.

Os sisos causam incomodo, pelo local que estão mesmo e só um dentista pode dizer se realmente é preciso retirá-los, com ajuda de uma radiografia. Quando não há espaço na boca, ou dente está torto ou quando não nasce totalmente, a recomendação é que se extraia o dente, pois essa remoção pode evitar cáries, já que estão em um local de difícil higienização.

O momento certo para a extração do dente siso é quando as raízes ainda não se formaram totalmente, pois os ossos não estão tão duros. Outra variável é que quanto mais novo é o paciente, mais rápida é a recuperação, que deve ser de repouso e cuidados com alimentos demasiados quentes. A limpeza deve ser feita logo após cada refeição para evitar infecções. Geralmente, uma semana após a extração é feita a retirada dos pontos, mas são comuns casos onde o paciente engole e nem mesmo percebe. Isso não é um problema.

 

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF