Saiba tudo sobre implante dentário

Um implante dentário é uma raiz de dente artificial que em alguns lugares são fixadas em sua mandíbula para segurar um dente de substituição ou ponte. Os implantes dentários são uma opção ideal para pessoas com boa saúde oral, que perderam um dente ou dentes devido à doença periodontal, uma lesão, ou algum outro motivo.

Os implantes dentários são naturais ao olhar e sentir, você vai esquecer que estão com eles.

Se você já perdeu um dente sabe que a sua confiança sobre seus dentes afeta a forma como você se sente sobre si mesmo, tanto pessoalmente como profissionalmente. Talvez você esconda o seu sorriso por causa de espaços de dentes ausentes. Talvez com uma prótese você não se sente seguro. Talvez você tenha dificuldade de mastigação. Se lhe faltam um ou mais dentes e gostaria de sorrir, falar e comer novamente com conforto e confiança conheça nossa estrutura do Hospital Odontológico CIR  líder em implantes.

Os implantes dentários são bem próximos aos seus dentes passando despercebidos! Sob condições adequadas, tais como a colocação com um profissional de alto nível em um centro cirúrgico e manutenção periódica do paciente, os implantes podem durar uma vida inteira. Estudos de longo prazo continuam a mostrar melhoras nas taxas de sucesso para os implantes.

Carie no dente

Os dentes são perdidos por causa de:

  • Cárie dentária
  • Falha do canal radicular
  • Doença da gengiva (periodontite)
  • Trauma na boca (lesão do dente)
  • Desgaste excessivo
  • Defeitos congênitos

 O que pode ser feito com implantes dentários?

  • Substituir um ou mais dentes, sem afetar os dentes vizinhos.
  • Apoiar uma ponte e eliminar a necessidade de uma dentadura removível parcial.
  • Fornecer apoio para uma dentadura, tornando-o mais seguro e confortável.

Tipos de Implantes em uso hoje;

  • Endosteal (no osso): Este é o tipo mais comumente usado de implante. Os vários tipos incluem parafusos, cilindros ou lâminas colocadas cirurgicamente no osso maxilar. Cada implante contém um ou mais dentes protéticos. Este tipo de implante é geralmente utilizado como uma alternativa para os pacientes com pontes ou dentaduras removíveis.
  • Subperiosteal (no osso): Estes são colocados em cima da mandíbula com postos a estrutura metálica da goma para segurar a prótese. Estes tipos de implantes são utilizados para os pacientes que são incapazes de usar dentaduras convencionais e que tenham altura óssea mínima.

vantagens dente

Vantagens dos implantes dentários sobre dentaduras.

Sem dúvida a melhor solução para o problema da falta de dentes.

Estético – Implante dentário estético, é olhar e sentir como se fosse o seu próprio dente! Uma vez que os implantes dentários integrarem a estrutura do seu osso, eles previnem a perda óssea e recessão gengival que muitas vezes acompanham pontes e dentaduras. Ninguém nunca vai saber que você tem um dente de substituição.

Segurança – Um implante dentário não faz com que você sacrifique a qualidade de seus dentes adjacentes como uma ponte faz, porque os dentes vizinhos não são alterados para apoiar o implante. Mais de seus próprios dentes são tocados, um benefício significativo em longo
prazo para a sua saúde oral!

Confiável – Implantes dentários permitirão que você, mais uma vez fale e coma com conforto e confiança! Eles são seguros e oferecem liberdade a partir dos cliques cansativos e oscilações de dentaduras. Eles permitem a você dizer adeus às preocupações com dentaduras mal colocadas e pastas bagunçadas e colas.

A taxa de sucesso e confiança em dos implantes dentários é altamente previsível. Eles são considerados uma excelente opção para substituição de dentes.

Você é um candidato a implantes dentários?

Estrutura óssea adequada em sua mandíbula é necessária para suportar o implante, e os melhores candidatos têm tecidos gengivais saudáveis ​​que estão livres da doença periodontal.

Os implantes dentários estão intimamente ligados com os tecidos da gengiva e osso na boca. Os periodontistas são os peritos odontológicos especializados precisamente nestas áreas, eles são membros ideais na equipe de implante dentário. Não só os periodontistas têm experiência em trabalhar com outros profissionais da odontologia, eles também têm o especial conhecimento, treinamento e facilidades para que devolvam a vocÊ a correta função mastigatória. Seu dentista e periodontista irão trabalhar juntos para tornar seus sonhos realidade.

Diabetes, Câncer, Fumantes e Adolescentes podem fazer um implante?

Cigarro dentes Implante dentário, que é realizado para substituir os dentes em falta, pode ser realizado a qualquer momento após a adolescência ou quando o crescimento ósseo é completo. Certas condições médicas tais como diabetes, câncer ou doenças periodontais, podem necessitar de tratamento adicional antes do procedimento de implante ser executada.

Fumo ou Cigarro – são atribuídos a elevadas taxas de insucesso com implantes dentários e devem ser evitados na sequência de procedimentos de implante.

Não existem problemas para quem é fumante realizar um implante dentário, porém é necessário parar o consumo ao inicio do tratamento e após, as substâncias contidas nesses produtos dificultam a fixação do implante podendo ter problemas graves no futuro.

Como funciona o tratamento?

Restaurações de hoje com implantes dentários são praticamente indistinguíveis dos outros dentes. Esta aparência é auxiliada, em parte, pela ligação estrutural e funcional entre o implante dentário e do osso vivo. Os implantes são normalmente colocados em uma única sessão, mas requerem um período de osseointegração.

Osseointegração é o processo pelo qual as âncoras de implantes dentários ao osso do maxilar. Os implantes osseointegrados são o tipo mais comumente usado e bem sucedido de implante dentário. Os implantes osseointegrados leva de três a seis meses para ancorar e curar, no momento em que o dentista pode concluir o procedimento, colocando uma coroa de restauração. Se a osseointegração não ocorre, o implante irá falhar, neste caso o profissional deverá tomar as providências necessárias.

Este procedimento é um trabalho de equipe entre você, seu dentista e seu periodontista. Seu periodontista e dentista irão consultar com você para determinar onde e como o implante deve ser colocado. Dependendo de sua condição específica e do tipo de implante escolhido, o seu periodontista irá criar um plano de tratamento personalizado para atender suas necessidades.

Mais informações sobre as opções de tratamento descritas a seguir.

  • Substituição de um único dente – Se você não possui um dente, um implante e uma coroa podem substituí-lo. Um implante dentário substitui tanto o dente perdido naturalmente ou não assim como a sua raiz.
  • Substituir vários dentes – Se lhe faltam vários dentes, os implantes dentários podem substituir seus dentes naturais e algumas das raízes.
  • Substituir todos os dentes – Se lhe faltam todos os seus dentes, uma prótese implanto-suportada em ponte completa ou total pode substituí-los. Os implantes dentários irão substituir ambas as perdas de seus dentes naturais e algumas das raízes.
  • Aumento do seio – Uma chave para o sucesso do implante é a quantidade e qualidade do osso em que o implante é colocado. A mandíbula superior das costas tem sido tradicionalmente uma das áreas mais difíceis de conseguir colocar os implantes dentários devido à quantidade óssea insuficiente e da proximidade com o seio. Aumento do seio pode ajudar a corrigir este problema, aumentando o assoalho do seio e o enxerto ósseo para a colocação de implantes dentários.
  • Deformidades no cume – Modificação no maxilar superior ou inferior pode deixá-lo com osso inadequado em que a colocação de implantes dentários poderá ser prejudicada. Para corrigir o problema, a goma é levantada para longe da crista para expor o defeito ósseo. O defeito pode ser corrigido por meio de um enxerto ósseo. Modificação no cume é feita para mostrar uma melhorara significante na aparência e aumentar suas chances de sucesso para implantes que podem durar para os próximos anos.

O que posso esperar após o tratamento?

Implante dentário Hospital Cir

Como você sabe, os seus próprios dentes requerem consciência  de cuidados bucais e visitas regulares ao dentista. Os implantes dentários são como seus próprios dentes e exigem o mesmo cuidado.

Após o tratamento, o periodontista irá trabalhar estreitamente com você e seu dentista para desenvolver o melhor plano de cuidados para você.

Acompanhamentos periódicos e visitas serão agendadas para monitorar seus implantes, dentes e gengivas para se certificar de que eles estão saudáveis.

A falta de fio dental e escova é uma das principais causas de falha do implante, e infecção pode ocorrer se o implante e áreas adjacentes não são limpos adequadamente.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF