15 alimentos que clareiam e fortalecem os dentes

15 alimentos que clareiam e fortalecem os dentes

Sabemos que ir ao dentista regularmente é essencial para manter uma saúde bucal de qualidade e que parte dos problemas dentais cotidianos, como a cárie, estão ligados à má higienização dos dentes e má qualidade na alimentação.

Esperando contribuir para um cardápio mais saudável com alimentos que ajudem, inclusive, no clareamento natural e fortalecimento dos seus dentes, separamos uma lista dos 15 alimentos mais comentados pelos dentistas. Confira a seguir:

  1. Morango – O morango é um ótimo alimento para quem quer manter o dentes brancos. Além de combater o acúmulo de placa bacteriana, ajuda a manter o branco dos dentes através do ácido málico e da vitamina C presentes na fruta.
  2. Queijo – O cálcio e o fósforo, juntamente com a caseína, são substâncias que se encontram no queijo, e ajudam na recuperação do esmalte dos dentes. O queijo parmesão e outros queijos duros aumentam a produção de salivação, que além de eliminar os restos de alimentos, reduz o ph da boca, ajudando a livrar os dentes de deterioração.
  3. Espinafre – O espinafre aumenta a salivação, a qual elimina restos de alimentos, e é muito rico em fibras, substâncias eficientes na limpeza natural dos dentes.
  4. Maçã – Igualmente ao espinafre, o fato da maçã ser muito fibrosa e estimular a salivação, ela é uma poderosa higienizadora dos dentes.
  5. Iogurte – Iogurtes são alimentos lácteos ricos em proteínas, ácido láctico, fósforo e cálcio.
  6. Salmão – A carne do peixe é rica em vitamina D e cálcio, união poderosa em propriedades que deixam os dentes mais saudáveis e fortes.
  7. Leite – Contém cálcio, substância que deixa os dentes mais fortes e remineralizam os dentes.
  8. Pera – Além de ajudar a combater a placa bacteriana, devido a sua característica bastante fibrosa, assim como a maçã e o espinafre, a Pera também aumenta a salivação, que é uma defensora contra cáries e doenças periodontais (gengivais).
  9. Pepino – Produtor de saliva, o pepino reúne fibras naturais que ajudarão no combate à placas bacterianas e também na limpeza natural dos dentes.
  10. Goma de mascar sem açúcar – É recomendado mascar gomas sem açúcar após as refeições e lanches por até 20 minutos. Caso encontre, opte pelas gomas de mascar adoçadas com Xilitol, um importante agente anticárie.
  11. Brócolis – Protege o esmalte dos dentes.
  12. Cenoura – Ajuda a remover a placa bacteriana.
  13. Hortaliças em geral – Contribuem para a saúde oral por serem cariostáticas e anti cariogênicas.
  14. Frango – Além de ser conhecido por ser uma carne saudável, não contribui ao desenvolvimento da cárie.
  15. Ovos – Quem quer deixar os dentes fortes e brancos opta por esse alimento também, que assim como o frango, também atua combatendo a instalação de cáries nos dentes.

 

Você pôde perceber que muitos alimentos são importantes por aumentarem a produção de saliva. Confira em nosso blog a Importância da saliva na digestão, hálito e na eliminação de bactérias da boca.

Saiba também que os alimentos sozinho não são responsáveis por grandes transformações, essas dicas aliadas a hábitos saudáveis de higienização dos dentes e visitas regulares ao Cir farão com que seus dentes sejam fortes e brancos por muito mais tempo.

O Cir Hospital Odontológico é especialista em tratamentos estéticos com Lentes de Contato Dental e tratamento de Reabilitação Oral com Implantes. Agende a sua consulta pelo link www.cir.com.br/marque-sua-consulta ou pelo telefone (61) 3365-1000.

Para quem mora fora de Brasília, o Centro pré-avalia e pré-orça os casos antes do paciente precisar viajar para Brasília para obter uma avaliação final do tratamento. Para a realização dessa pré-avaliação online, o paciente só precisa acessar o link www.cir.com.br/avaliacao e seguir os passos indicados.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF