5 sinais que indicam a necessidade de Implantes Dentários

Você já deve ter ouvido falar que, antigamente, o tratamento indicado para quem perdia os dentes era o uso de prótese ou de dentadura. Mas, para além do desconforto causado pelas próteses móveis e fixas (aquelas que se apoiam nos dentes vizinhos), o uso de dentadura gera também uma série de constrangimentos à vida dos pacientes, como o medo de que esta lhe salte à boca no meio de uma conversa.

A odontologia, porém, evoluiu muito no que diz respeito aos tratamentos de reabilitação oral. Hoje é possível contar com os Implantes Dentários, técnica que devolve um sorriso bonito a muitas pessoas. Para isso, são implantados pinos de titânio sobre o osso de quem perdeu um ou mais dentes, ou mesmo suprir a perda de todos eles, caso seja a situação.

Além de serem fixos, os implantes passam por um processo de osseointegração (que se integra ao osso), promovendo inclusive uma mastigação mais saudável, tão necessária à alimentação correta. Os implantes são indicados, basicamente, para a perda de dentes, mas há outras situações na qual o paciente precisa buscar um tratamento de Implantes Dentários.

O Dr. Aurélio Belas, implantodontista que já realizou, em toda a sua carreira, mais de 25 mil implantes dentários, preparou uma pequena lista de situações mais corriqueiras que costumam levar o paciente a precisar do procedimento. Confira:

1. Perda de um ou mais dentes com o passar dos anos

Não é natural a perda de dentes em idade alguma. Apesar de muito comum às pessoas com mais de 40 anos, a perda de dentes significa uma saúde bucal deficiente ao longo da vida. Ficar sem dentes não é ruim apenas esteticamente. Nosso corpo possui a quantidade correta de dentes para uma mastigação saudável dos alimentos, e uma mastigação sem dentes certamente prejudicará a saúde.

2. Traumas físicos aos dentes, causados por acidentes automobilísticos

Alguns acidentes automobilísticos são graves a ponto de tirar os dentes de uma pessoa. Independente da quantidade de dentes perdidos, é possível recuperar a saúde oral desses pacientes através da colocação de implantes dentários.

3. Dentes com alto grau de comprometimento por cáries

Existem níveis de comprometimento dos dentes, e nem sempre é possível recuperá-los com o tratamento de restauração. É possível que somente a extração do(s) dentes(s), seguida da colocação de implantes, consiga devolver a esse paciente a beleza do sorriso e uma boa oclusão (mastigação).

4. Acidentes do dia a dia que comprometem a estrutura do dente

Há situações corriqueiras que podem causar a quebra de um dente, como uma queda no banheiro ou a prática de exercícios físicos. A depender dos danos causados pelo acidente, pode não ser possível a recuperação por meio de tratamentos mais simples, como a colocação de Lentes de Contato, Facetas de Porcelana ou Restauração em Blocos de Porcelana. Nesses casos, pode ser indicada a colocação de Implantes Dentários.

5. Perda de suporte ósseo devido a doenças gengivais

Algumas doenças periodontais (gengivais) como tártaro e placas bacterianas, dentre outras, podem comprometer a saúde dos dentes. A extração dos mesmos, seguida pela colocação de implantes, pode ser o tratamento mais indicado.

 

Independente dos sintomas, somente um cirurgião-dentista poderá detectar a necessidade do procedimento por meio de consultas e análises de exames radiológicos. Nem todas as pessoas podem fazer a cirurgia, e outras precisam resolver alguns problemas antes da colocação dos implantes.

Para ser feita a colocação dos implantes dentários o paciente precisa ter a quantidade óssea adequada. Caso ele não tenha, pode ser necessária a realização de uma cirurgia chamada enxerto ósseo, procedimento na qual é retirado um pouco de osso de alguma outra parte do corpo do paciente, ou até mesmo pela utilização de material biocompatível.

Para fazer uma consulta de avaliação com o especialista responsável pelas informações fornecidas neste artigo, acesse o link www.cir.com.br/marque-sua-consulta.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF