7 dicas para conviver bem com Aparelho Ortodôntico

Quem usa aparelho sabe das dificuldades e vergonhas que passamos as vezes por um simples descuido na higiene bucal. Por isso, separamos algumas dicas para que todos possam conviver bem com o aparelho e não cair mais em pegadinhas.

Escove os dentes, sempre!

Atenção à higiene bucal para quem usa aparelho deve ser redobrada. Toda vez que comer algo, lembre de escovar os dentes e usar o fio dental para evitar tártaro e alimentos presos no bráquete. Você pode optar por usar o passa fio para facilitar passar o fio dental por baixo do arco.

Evite alimentos grudentos

Pintou aquele almoço irrecusável? O melhor é evitar alimentos grudentos. Você não precisa deixar de se alimentar bem, apenas redobre o cuidado após comer alimentos como folhas, feijão, salgadinhos, dentre outros. O mesmo cuidado vale para o chocolate.

Cheque duas vezes

Nada pior do que ser avisado por outra pessoa, ou só perceber mais tarde, que você tem um alface preso no aparelho. Por isso, não custa nada dar uma passadinha no banheiro e conferir sua higiene bucal antes de uma reunião, por exemplo.

O beijo está liberado

Beijar é bom e está liberado! Tome alguns cuidados se a outra pessoa usar aparelho também. É bom checar se algum fio está solto para não machucar seu(a) parceiro(a).

Não se preocupe com cenas de filme onde os dois ficam presos pelo aparelho.

Pipoca? Jamais!

Sabe aquela pipoca do cinema? É bom evitar. Ela é considerada um alimento duro e pode estragar o seu aparelho. O mesmo cuidado com alimentos como a maçã e cenoura, que devem ser cortadas com faca em pequenas porções, nunca com os dentes.

Cera para proteger a bochecha

No início do tratamento é comum você ficar com a bochecha machucada por dentro. Você pode comprar uma cera própria para colocar nos bráquetes, na região que está te machucando. Fale com o seu dentista.

Abuse no estilo

Se você é jovem, abuse no estilo! As borrachinhas do aparelho estão cada vez mais bonitas, coloridas e diferentes. Se divirta com elas.

 

Se você desejar saber mais sobre o aparelho ortodôntico, não deixe de conferir nosso site: https://www.cir.com.br/aparelho-ortodontico/.

Agora que você viu um pouco dos cuidados que você deve ter, te convido a conhecer o Cir e toda a sua estrutura exclusiva e pensada para um melhor e mais ágil atendimento.

Se você precisar fazer uma revisão ou mesmo colocar o seu aparelho ortodôntico, você pode clicar aqui para agendar uma consulta com a gente ou entrar em contato pelo telefone (61) 3365-1000 ou WhatsApp (61) 99303-9351.

Ligue: (61) 3365-1000

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF