7 opções de tratamentos de estética dental e reabilitação oral para quem quer voltar a sorrir sem medo

Nosso blog já explicou anteriormente que não é natural chegar aos 60 anos perdendo dentes, mas também há outras diversas situações que fazem o sorriso ficar sem sua beleza, tornando a vida de quem passa por elas, uma vida sem muitos motivos para expressar suas alegrias, sem autoestima e até pior: sem saúde.

O Dr. Aurélio Belas, odontólogo brasileiro reconhecido internacionalmente pela sua maestria em tratamentos de estética e reabilitação oral, preparou uma lista com os mais modernos e eficazes tratamentos disponíveis hoje. Segundo o especialista, todos os tratamentos listados têm resultados que chegam rapidamente e duram por muitos anos. Confira:

 

Reabilitação Oral:

 

  1. Implante Dentário:

Indicado para qualquer pessoa que tenha perdido dentes (independente da causa), e que já tenha concluído a etapa do crescimento ósseo. Os implantes dentários são os “queridinhos” da reabilitação oral, devido à sua durabilidade e também pelo fato da segurança que passam ao paciente, fazendo com que o mesmo leve uma vida sem medo dos constrangedores saltos das próteses removíveis da boca. A avançada técnica consiste na implantação de um pino de titânio que se acopla aos ossos, possibilitando assim o encaixe “parafusado” de uma “dentadura fixa, feita de Zircônia (material utilizado pelo especialista, mas há outros materiais que ele considera menos superiores que a Zircônia), um material de maior biocompatibilidade, com translucidez semelhante aos dentes naturais. Quem já perdeu um ou mais dentes e optou pelo tratamento com implantes dentários “sabe o quão mais feliz é ter o sorriso restituído”, afirma o Dr. Aurélio.

Previsão de duração do tratamento: de 21 a 50 dias.

Duração dos resultados: para sempre (se observados os cuidados)

 

  1. Implante Imediato:

A técnica de implantes com carga imediata é um procedimento que repõe os dentes de forma rápida e possui indicações precisas. Isso quer dizer que nem todos os pacientes estão aptos a realizar esse tipo de implante dentário, dependendo, por exemplo, da estrutura óssea bucal da pessoa. O processo consiste em diminuir o tempo de colocação da coroa dentária, assim, o paciente passa pelo processo de osseointegração do implante com uma coroa provisória ou, se possível, até mesmo com a definitiva. A vantagem desse tipo de tratamento é que não há desconfortos da prótese dentária removível ou problemas estéticos provocados pela ausência dentária.

Previsão de duração do tratamento: 2 dias.

Duração dos resultados: para sempre (se observados os cuidados)

 

  1. Enxerto Ósseo:

Quando ocorre essa perda óssea dos dentes, o tratamento indicado é o enxerto ósseo dentário, que é um procedimento que visa ao aumento da altura ou da espessura do osso no local em que será feita a cirurgia de enxerto ósseo, permitindo a instalação de implantes dentários. O dentista, durante uma avaliação prévia, é quem vai dizer se há osso suficiente para suportar o implante ou se deverá ser feita a cirurgia de enxerto dentário. Essa análise é baseada em exames, como radiografias ou tomografias que mostrem a situação atual da estrutura óssea do paciente.

Previsão de duração do tratamento: de 6 a 7 meses.

Duração dos resultados: para sempre (se observados os cuidados)

 

Estética Dental

 

  1. Clareamento Dental:

A maioria das pessoas, com a idade, vai ficando com dentes amarelados. Isso acontece por causa do famoso cafezinho, por conta da tal Coca-Cola, do cigarro, do vinho ou até mesmo por causas naturais ou genéticas. O clareamento dental é a opção ideal para quem quer ter dentes brancos. Quanto custa o clareamento dental vai depender da técnica que você escolher. Existe o clareamento dentário caseiro (que apesar do nome, não deve jamais ser feito sem o acompanhamento de um profissional), a laser ou misto. Entenda tudo sobre eles.

Previsão de duração do tratamento: 1 semana.

Duração dos resultados: para sempre (se observados os cuidados).

 

  1. Lentes de Contato Dental

É o tratamento estético dental preferido das celebridades. Os folheados dentais, conhecidos também como lentes de contato dental e lentes de contato de porcelana, são “proteções” coloridas projetadas para cobrir a superfície frontal dos dentes para melhorar sua aparência. As lentes de contato dental são colados na frente dos dentes mudando a cor, formato, tamanho, ou comprimento dos dentes normais.

As lentes de contato dental podem ser feitas de porcelana ou de materiais compostos de resina. Facetas de porcelana resistem a manchas melhor do que facetas de resina e melhor imitam a luz refletida dos dentes naturais. Facetas de resina são mais finas e requerem a remoção de menos de superfície do dente antes da colocação. Você vai precisar discutir a melhor escolha do material do folheado para você com o seu dentista. Lentes de contato dentais são rotineiramente usadas para corrigir:

  • Dentes que são descoloridos ou por causa de um tratamento de canal; manchas de tetraciclina ou outros medicamentos, excesso de flúor ou outras causas; ou a presença de grandes preenchimentos de resina que causam a descoloração dos dentes;
  • Dentes que são desgastados;
  • Dentes que estão lascados ou quebrados;
  • Dentes que estão desalinhados, irregulares ou de forma irregular (por exemplo, têm buracos ou protuberâncias neles);
  • Dentes com espaços entre eles (para fechar o espaço entre estes dentes).

Previsão de duração do tratamento: 1 dia.

Duração dos resultados: para sempre (se observados os cuidados).

 

  1. Plástica Gengival:

A plástica gengival é um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo é reduzir o tamanho da gengiva e modificar o contorno dela.

A função da gengiva é proteger o meio interno do meio externo. As características principais de uma gengiva saudável são a imobilidade e a cor de rosa dela, mas muitas pessoas têm problemas provocados, principalmente, pela escovação incorreta.

Quem sofre de bruxismo (morde e/ou range os dentes), mordida incorreta, oclusão e placa dental bacteriana, por exemplo, está mais propenso a ter problemas na gengiva, também conhecida por tecido mole.

Nesses casos, os tratamentos mais recomendados são controle dos fatores que causaram o problema e cirurgia plástica periondontal.

Previsão de duração do tratamento: 1 dia + período da cicatrização

Duração dos resultados: para sempre (se observados os cuidados)

 

  1. Facetas de Porcelana:

A técnica consiste na confecção de facetas laminadas de porcelana com espessura de até meio milímetro que não comprometem a estrutura dentária. Os resultados são excelentes para quem deseja corrigir pequenas imperfeições, como dentes quebrados, desalinhados, desgastados ou com sinais de envelhecimento.

O dentista remove cerca de meio milímetro da superfície do dente, depois as facetas de porcelana são coladas, assim, elas são capazes de modificar a cor, o formato, o tamanho ou o cumprimento do dente.

Previsão de duração do tratamento: 1 dia.

Duração dos resultados: para sempre (se observados os cuidados).

 

O importante é escutar o seu dentista também, antes de optar sozinho pelo tratamento, somente ele poderá afirmar com a propriedade e conhecimentos suficientes para garantir a eficácia da recuperação do seu sorriso.

 

SERVIÇO:

O Dr. Aurélio Belas é diretor do Cir – Centro Referência em Reabilitação Oral e Estética Dental. Além disso, o Complexo realiza todos os tratamentos odontológicos em um único lugar, sem a necessidade de o paciente deslocar-se a vários lugares para completar seu tratamento. O Centro fica em Brasília e desde 1988 já realizou mais de 25 mil implantes dentários. É possível marcar uma consulta através do telefone (61) 3365-1000 ou acessando o link: www.cir.com.br/marque-sua-consulta