Acompanhamento do dentista durante a gravidez

Durante a gravidez, a mulher passa por uma fase de mudanças fisiológicas bastante complexas, e com isso a saúde bucal também é atingida. Por isso é importante que a mulher tenha cuidado redobrado com a higiene dos dentes.

A mulher grávida deve fazer um acompanhamento com o dentista, com maior frequência inclusive do que uma mulher que não está esperando um bebê.

Ao contrário do que se pensa, durante a gravidez deve-se visitar o dentista com mais freqüência. Como o risco de cáries e inflamação gengival estarão aumentados, o dentista ajudará na prevenção destes problemas, permitindo que a gestante receba seu bebê com a saúde bucal em ordem (o que se refletirá na criança).

Os procedimentos que a mulher grávida pode fazer são profilaxia, aplicação de flúor, remoção de irritações locais que agridem a gengiva e também o aconselhamento sobre a saúde bucal da mamãe e do bebê.

*Dr. Aurélio Belas

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF