Cárie, também transmitida pela saliva.

É muito comum interpretarem a cárie como resultado de uma escovação inadequada e pela ingestão de açúcar, mas a cárie também pode ser transmitida por um simples contato salivar. Beijar, compartilhar talheres, a socialização da mesma escova de dente, e, até mesmo, o hábito materno de experimentar a papinha do bebê podem ser decisivos na transmissão dos micro-organismos da cárie.

As milhares de bactérias da boca se alojam na saliva. E, com o micro-organismo não é diferente. Encontrado na placa dentária de pessoas infectadas e de natureza contagiosa, a cárie utiliza a saliva para comprometer a saúde bucal. E, quando a boca que não é saudável oferece condições favoráveis para se desenvolverem, a contaminação acontece.

As cáries dentárias são placas bacterianas que produzem ácidos que corroem os dentes, formando uma perfuração de cor escura, que pode provocar dores, inchaço e até a perda dos dentes. No entanto, mesmo havendo o contato salivar de uma pessoa que possui cárie com outra que não tem, o micro-organismo só irá se proliferar se houver um ambiente propício pra isso, ou seja, se a saúde bucal da outra pessoa estiver precária.

A cárie é um dos problemas mais comuns encontrados na boca das pessoas, a cárie é uma grande preocupação dos especialistas em saúde bucal. Quase 40% dos adolescentes brasileiros, entre 15 e 19 anos, já perderam ao menos um dente e, em 93% dos casos, a perda foi provocada por uma cárie.

A prevenção é a melhor maneira encontrada pelos dentistas para se combater o problema causado pelo micro-organismo da cárie. Uma higiene bucal adequada, com o uso de escova, fio dental e flúor é essencial.  A boca saudável não permite ação da cárie.

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF