Como a saúde bucal pode afetar a gravidez?

Durante a gravidez, a mulher passa por uma fase de mudanças fisiológicas bastante complexas. Com isso, a saúde bucal também é atingida. Dentre outros fatores, a mudança na dieta com maior ingestão de carboidratos e aumento na frequência alimentar pode aumentar o risco de desenvolver cáries.

Esse é um dos motivos no qual a grávida deve fazer um acompanhamento com o dentista com mais frequência do que a mulher que não está grávida.

De acordo com estudo da FOP/Unicamp – Faculdade de Odontologia de Piracicaba -, há, cada vez mais, uma relação entre a periodontite (inflamação das gengivas) e nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal. Aqui, é importante ressaltar que a doença da mãe não passa para o bebê. O risco está na ocorrência da nascimentos prematuros e bebês com baixo peso.

Além disso, a University of Western Australia descobriu que a higiene bucal adequada auxilia as mulheres que desejam engravidar, pois as doenças periodontais podem contaminar o sistema circulatório, prejudicando outras partes do corpo. Durante a pesquisa, constatou-se que mulheres que possuíam problemas periodontais levaram cerca de 7 meses até engravidar, enquanto as que não apresentavam problemas e se mantinham saudáveis levaram apenas 5 meses.

 

Para ajudar nossas pacientes grávidas, resolvemos responder uma série de dúvidas delas.

Devo ir ao dentista antes ou depois da gravidez?

Quando a mulher está pensando em engravidar é aconselhável procurar o dentista e realizar todo o tratamento dentário necessário antes da gestação. Desta forma, durante a gestação ela fará visitas de rotina para profilaxia (prevenção de doenças), o que ajuda bastante a evitar a gengivite e outros problemas bucais.

Se houver algum problema bucal durante a gestação ela deverá realizar o tratamento adequado com o seu dentista.

Quais problemas orais podem ocorrer durante a gravidez?

Alguns estudos revelam que devido ao aumento da produção de alguns hormônios um grande número de mulheres podem vir a desenvolver a inflamação das gengivas (periodontite) durante a gravidez, com acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes irritando a gengiva.

Se você notou alguma alteração nas gengivas, ligue para (61) 3365-1000 e agende a sua consulta com a nossa equipe.

A gestante tem mais cáries que outras pessoas?

Não. O que acontece é que na gestação o risco de desenvolver cáries aumenta por fatores como a mudança de hábitos alimentares e, em alguns casos, a dificuldade na escovação devido às ânsias de vômito.

Com isso, se não houver acompanhamento de um dentista, pode causar descalcificação do dente, o que leva ao desenvolvimento da cárie.

Posso fazer implantes dentário durante a gravidez?

A maior preocupação em relação as cirurgias de implantes é a medicação pós-operatória. A recomendação é que se faça após a gestação, mas se o tratamento requer urgência, pode ser realizado mediante a avaliação do médico obstetra.

A grávida que usa aparelho ortodôntico precisa ter algum cuidado especial com a boca?

Todas as pessoas que usam aparelho dental precisam ter um cuidado maior com a higiene bucal para evitar o acumulo de resíduos de comida, o que pode vir a favorecer o surgimento de cáries e doenças da gengiva. Lembra do texto lá de cima?

Posso tomar anestesia?

A gestante não precisa se preocupar. Se você precisar fazer algum procedimento que requer anestesia, você pode tomar anestesia local, com algumas condições que devem ser observadas pelo dentista. Por isso, você deve comunicar ao seu dentista sobre a gravidez, inclusive se há alguma complicação na gestação.

E a radiografia, posso fazer?

Não há problema nenhum em radiografar a boca, desde que a gestante utilize o avental de chumbo sobre a barriga. Outros tipos de radiografias requerem um maior cuidado.

 

Parece bastante coisa? Alguns cuidados com a sua higiene bucal podem diminuir alguns risco na sua gestação.

Visite o dentista regularmente. Isso irá garantir uma saúde bucal nota 10 ao longo da sua gestação.

O Cir Hospital Odontológico possui uma equipe de profissionais renomados e pronta para fazer um ótimo atendimento para que você possa ter uma gravidez sem riscos.

Agende sua consulta com a nossa equipe de especialistas pelo telefone (61) 3365-1000 ou pelo Whatsapp (61) 99303-9351.

Ligue: (61) 3365-1000

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF