Diabetes: problemas bucais que a doença pode causar

– Doenças gengivais: o excesso de glicose no sangue e a resistência reduzida, fazem com que os pacientes com diabetes apresentem um alto risco de desenvolver gengivite e periodontite.
A gengiva começa a ficar inchada e a sangrar facilmente, tem retração e mostra mais os dentes.
Pode ser necessário tratar com antibiótico, escovação correta, uso de enxaguantes bucais indicados pelo dentista e, em casos mais avançados, cirurgia.

-Mau hálito: o mau hálito da pessoa com diabetes pode ter origem estomacal. O organismo queima gordura (queima glicose para produzir energia), resultando em um hálito com odor.
O controle glicêmico elimina esse problema e o uso de enxaguantes bucais pode ser útil.

– Boca seca (ou xerostomia): os pacientes com diabetes sofrem com a boca seca, devido a diminuição da produção de saliva a partir do sistema nervoso, podendo causar fissuras na língua, cárie e feridas na cavidade bucal.
O tratamento pode ser feito a partir de abordagens que estimulam a mastigação; introdução de alimentos mais consistentes e ricos em fibras, o dentista ou o endocrinologista pode prescrever saliva artificial ou medicamentos que estimulem a produção de saliva.

-Cicatrização tardia: as mudanças vasculares, a disfunção de neutrófilos (as células de defesa contra infecções), as mudanças na microbiota (a presença de bactérias) gengival e o prejuízo na síntese de colágeno (mais colágeno é destruído do que formado) são características do diabetes que causam a cicatrização tardia na boca.

Síndrome de Ardência Bucal (SAB): é a sensação de ardência na mucosa bucal sem que existam lesões aparentes. E, ainda, fisgadas, coceira e inchaço, principalmente na língua.
O dentista ou o endocrinologista poderá indicar medicamentos para aumentar o bem-estar do paciente, mas a eliminação do problema depende também do controle glicêmico do diabetes.

– Distúrbio de gustação (disgeusia): alteração no paladar, a pessoa não sente mais o gosto dos alimentos ou sua percepção de sabor muda.
A disgeusia está associada a outros problemas bucais causados pelo diabetes, como a xerostomia.

Fonte: minhavida.com.br