Fio dental, escova e enxaguante: essa é a ordem correta?

Resolvemos listar abaixo uma série de cuidados importantes para a sua saúde bucal. Confira as dicas.

Por onde começar?

O que devo fazer primeiro: escovar ou passar o fio dental? Lembramos que o fio dental é responsável por 50% da limpeza e a escovação os outros 50%. Por isso, a recomendação é que você faça os procedimentos corretamente: fio dental e depois a escovação.

Aprender como escovar os dentes corretamente é o primeiro passo para manter dentes e gengivas saudáveis.

Escovar os dentes parece um ato muito simples. Mas você já se perguntou se está mesmo fazendo isso da maneira correta? Se é tão simples, por que existem tantos artigos falando sobre isso?

Embora existam muito tipos de creme dental e escovas de dente, siga sempre as orientações do seu dentista. Se possível, opte por usar um creme dental com flúor, uma escova de cerdas macias e não esqueça de substituí-la, de preferência, a cada 3 meses.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é correto enxaguar demais a boca após a escovação. É recomendado fazer apenas um bochecho e cuspir para manter o flúor nos dentes por pelo menos 10 minutos após a escovação.

Dica de escovação para quem tem retração gengival

A retração de gengiva pode ter várias causas. Essa escovação é apenas uma dica para estimular as gengivas. Consulte o seu dentista para o tratamento adequado.

Devo usar enxaguante bucal?

A frequência do uso de enxaguante bucal deve ser orientado pelo seu dentista. Em alguns casos o uso desse produto é recomendado durante o tratamento de problemas periodontais como: cáries, placa bacteriana, gengivite e mau hálito (halitose). Não é necessário utilizar enxaguante bucal se você faz a limpeza correta do dentes através do uso do fio dental e da escovação.

Em alguns casos ele também auxilia na eliminação de bactérias que atrasam a cicatrização depois de cirurgias odontológicas.

Dois minutos, pelo menos 2 vezes ao dia

A boa escovação pode ser feita em 2 minutos apenas. Gaste pelo menos 30 segundos de escovação em cada seção da boca (superior direita, superior esquerda, inferior direita, inferior esquerda). Repita a escovação no período da manhã e da noite, e sempre após as refeições.

Escovar em frente ao espelho

Escovar os dentes no chuveiro pode parecer uma ótima forma de otimizar o tempo, mas significa menos foco no processo de escovação. Por isso, escovar os dentes em frente ao espelho é melhor. Você precisa ver o que está fazendo, ângulo da escova e ter certeza que a limpeza foi feita corretamente.

Posso escovar os dentes logo após as refeições?

A alimentação e bebidas ácidas, como sucos de limão, laranja, suavizam o esmalte dos dentes. Por isso, é importante esperar 10 minutos antes de ir escovar os dentes para que o pH da boca se equilibre novamente para evitar problemas no esmalte dos dentes.

Se você não puder esperar esse tempo, evite alimentos ácidos.

 

Você percebeu as pequenas coisas erradas que fazemos e como isso pode ter um grande impacto na nossa saúde bucal?

Agora que você aprendeu a técnica de escovação apropriada, um pouco de disciplina na prática de todos os dias irá ajudá-lo a fazer de maneira natural.

Se você não cuida muito bem da sua saúde bucal ou se possui algum problema bucal, faça uma visita ao Cir Hospital Odontológico. Temos uma equipe de profissionais renomados para cuidar do seu tratamento dentário.

Agende a sua consulta através do link https://www.cir.com.br/marque-sua-consulta, pelo telefone (61) 3365-1000 ou Whatsapp (61) 99303-9351.

Ligue: (61) 3365-1000

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF