Funções do dente e a sua importância

Você sabe a importância e as funções do dente?

A falta de dentes pode ocasionar diversos problemas que vão muito além da estética, como a dificuldade na digestão de alimentos e na articulação da mandíbula. Um adulto deve ter 32 dentes e todos eles têm importância fundamental no funcionamento do organismo. Apenas os sisos não são fundamentais para o bom funcionamento da mastigação, que é a principal função dos dentes.

Para repor os dentes perdidos, existem atualmente técnicas bastante eficientes para oferecer uma boca mais saudável ao paciente. Além das tradicionais próteses fixas e removíveis, existe a opção de implantes, os quais podem ser realizados sem cortes, onde o procedimento é menos invasivo.

Nesse procedimento, é realizado um planejamento da cirurgia no computador e a partir da tomografia e guias cirúrgicos é construído para cada caso o tempo para conclusão do tratamento, que varia muito de acordo com os diferentes tipos de necessidade de cada paciente.

Se a mastigação não for feita de maneira correta, os alimentos chegam maiores ao estômago, o que dificulta a digestão e a absorção dos nutrientes. Os dentes incisivos, que são os dentes frontais existem para cortar os alimentos. Os caninos, aqueles dentes mais pontiagudos, servem para rasgar os alimentos. Os pré-molares, que são os dentes com duas pontas, servem para esmagar e moer os alimentos. Por fim, os molares trituram os alimentos.

Quando um dos dentes cai, os outros dentes que ficam ao lado tendem a se movimentar, o que gera um mau posicionamento da mordida. Em muitos casos, tem reflexos na articulação. Além disso, as movimentações dos dentes que ficaram incomodam o paciente.

Anatomia dos dentes

Coroa é a parte superior do dente e costuma ser a única parte visível. O formato da coroa determina a função do dente.

A linha de junção dos dentes e da gengiva é o espaço que faz a divisão dos dentes. Caso não ocorra a higienização correta nessa área podem ser formadas placas ou tártaro, causando gengivite e outros males.

A raiz do dente é a parte que está dentro do osso. É ela quem mantêm o dente inserido no osso.

O esmalte é a camada externa do dente. É o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, no entanto, podem ser danificados, caso os dentes não sejam higienizados de maneira correta.

A dentina é a camada dentária situada abaixo do esmalte.

A polpa é o tecido mole situado no centro do dente, onde são encontrados o nervo e os vasos sanguíneos.

Texto: Régia Vitória, do Hospital Odontológico Cir

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF