Higiene bucal e gravidez

Essa é uma informação muito importante para as mulheres que desejam engravidar. Você sabia que o uso do fio dental aliado ao hábito da escovação dentária pode colaborar para que a gravidez ocorra dois meses mais rapidamente?

Cientistas da University of Western Australia descobriram que a higiene bucal adequada auxilia as mulheres que desejam engravidar, pois as doenças periodontais, inflamação que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cimento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Essa infecção pode contaminar o sistema circulatório, prejudicando outras partes do corpo.

Os cientistas acompanharam 3.500 mulheres ao longo de suas gestações, perguntando como e por quanto tempo elas haviam planejado a gestação, descobrindo que aquelas que possuíam problemas periodontais levaram cerca de sete meses até engravida, enquanto as que não apresentavam o problema e se mantinham saudáveis levaram apenas cinco meses.

Os pesquisadores também confirmaram alguns estudos prévios que sugeriam que a idade, peso e o fato de ser ou não fumante impactam na capacidade de engravidar. O cientista autor da pesquisa, Professor Roger Hart, sugeriu que todas as mulheres que estejam tentando engravidar visitem o dentista com regularidade para realizar um acompanhamento adequado. Os problemas periodontais já foram relacionados a abortos e partos prematuros, assim como doenças cardíacas, diabetes do tipo dois, e até mesmo problemas renais e respiratórios.

*Dr. Aurélio Belas

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF