Não! Não é natural perder dentes após os 60 anos

Muitos acreditam que é natural as pessoas perderem dentes após os 60 anos mas, na verdade, não é! Tais perdas, em qualquer idade que seja, podem ser o resultado de alguns problemas de ordem higiênica ou de saúde.

O Dr. Aurélio Belas alerta que para qualquer idade, a primeira e fundamental receita é: “higiene bucal e visitas regulares ao dentista. Nossos dentes foram feitos e têm capacidade para permanecerem conosco por toda a vida, não é natural que caiam. Diversos problemas bucais ocasionam o amolecimento e perda de dentes, mas todos são totalmente passíveis de tratamento e prevenção.”

Após os 60 anos, algumas doenças podem surgir em outras partes do corpo e elas podem comprometer a saúde bucal. É fundamental que um constante acompanhamento profissional seja feito, para se garantir qualidade na saúde. Quem tem diabetes, por exemplo, precisa procurar também um dentista, pois essa doença oferece quatro vezes mais chances de ocorrência de inflamações nas gengivas e perda do suporte ósseo dos dentes. O excesso de glicose no sangue deixa o sistema imunológico vulnerável a processos infecciosos, causados por bactérias e fungos. Tal quadro favorece o aparecimento de doenças na gengiva, o que provocará, a médio e longo prazos, a perda de dentes.

Manter uma higiene bucal adequada afasta problemas como cáries, uma das grandes vilãs da perda dos dentes. Fazer prevenção em casa, mantendo práticas de escovação adequadas, uso de fio dental ou escovas interdentais e também limpeza de próteses e mucosas são fundamentais.

Segundo o Dr. Aurélio, a maioria das pessoas com mais de 60 anos, que perdem dentes, os perdem por um histórico precário ou inadequado de higiene bucal. “Somente dentistas detectarão prontamente como se encontra a situação da higiene e saúde dos pacientes, alertando para os riscos e até mesmo ensinando as maneiras corretas de escovação dos dentes, higiene bucal, uso de fio dental e tratarão problemas já ocorridos, a fim de evitar maiores danos.”, afirma.

No entanto, o especialista afirma que tamanha responsabilidade com tantos cuidados e prevenção dificilmente são seguidos, o que acarreta na perda dos dentes, mas hoje os avanços da odontologia possibilitam às pessoas que já estão acometidas por essas perdas recuperem o bem estar, a autoestima e qualidade da alimentação e vida delas: são os Implantes Dentários. “Os tratamentos de reabilitação oral são indicados para quem perdeu dentes, quer seja pelas consequências já mencionadas, quer seja por outras diversas. Recuperar os dentes e a saúde bucal é necessário, não deve ser considerado como luxo. Reabilitar a saúde bucal é essencial até para se garantir longevidade.”, Afirma o Dr. Aurélio Belas.

SERVIÇO:

O Dr. Aurélio Belas atende no Cir Hospital Odontológico, um centro referência de Tratamento Odontológico Integrado, Implantodontia e Estética Dental. É possível marcar consultas no hospital através do telefone (61) 3365-1000 ou acessando o site: www.cir.com.br/marque-sua-consulta