Nossos dentes têm mais de uma cor

Você pode nunca ter reparado, já que a diferença é pequena, mas os nossos dentes são policromáticos, ou seja, têm mais de uma cor. E o motivo é simples: quase sempre está relacionado com o consumo de alimentos como refrigerantes, chá e café ou com comidas que têm alta concentração de pigmentação, como beterraba, cereja e amora. O hábito de fumar e problemas bucais como cáries também podem provocar a mutação das cores naturais.

A boa notícia é que você não precisa mais se preocupar com isso. Dentes amarelados, ou escurecidos, são comuns na sociedade atual e incomodam muitas pessoas. Por isso, o Hospital Odontológico Cir conta com uma infraestrutura hospitalar completa, equipamentos de última geração e profissionais gabaritados para oferecer a você o que há de melhor e mais moderno em todos os tratamentos odontológicos.

Por que os dentes amarelam?

O dente é constituído, naturalmente, por esmalte, dentina, polpa e cemento. Qualquer alteração em uma dessas estruturas pode comprometer a cor natural e refletir em mudança de cor, interna ou externa. Vários fatores, incluindo genéticos, podem acarretar em manchas ou escurecimento dos dentes. O tabaco, por exemplo, provoca o escurecimento, assim como o consumo de chá, café e refrigerantes a longo prazo.

O que provoca as manchas nos dentes?

Existem dois tipos de manchas dentárias: as intrínsecas (internas) e as extrínsecas (externas). Alimentos com corante e a falta de higiene oral também causam as manchas externas. As internas, por sua vez, podem ser derivadas de diversos fatores, incluindo a má formação da camada de dentina, ou esmalte, por hereditariedade. Alguns medicamentos, como os antibióticos que têm em sua composição a tetraciclina, costumeiramente promovem manchas em forma de listras horizontais.

As manchas intrínsecas são mais difíceis de serem identificadas e tratadas, já que ocorrem dentro da estrutura dentária. Por isso, normalmente só podem ser tratadas por meio do clareamento dentário ou procedimentos cirúrgicos um pouco mais invasivos, como desgaste ou restauração do dente.

Para trazer o branco ideal aos seu sorriso, oferecemos desde o tratamento de clareamento dentário às restaurações dos dentes por meio de lentes de contato em porcelana, tudo feito sob medida, com precisão e em pouco tempo. Se você quer ter os dentes bonitos e com coloração uniforme, conte conosco! Marque sua consulta gratuitamente e deixe o seu sorriso pronto para brilhar.

Texto: Gustavo Frasão, do Hospital Odontológico Cir

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF