O uso de mamadeira pode causar cárie em bebês?

Conhecida também como cárie rampante, cárie precoce do bebê, síndrome da mamadeira ou, ainda, cárie por amamentação, a cárie de mamadeira ocorre em crianças, geralmente entre zero e três anos, devido ao excesso de líquidos açucarados.

É muito comum os pais darem mamadeira aos bebês antes de dormir ou ainda deixarem dormir com a mamadeira na boca, o que é muito pior. E não se preocuparem em higienizar a boca da criança depois. A saliva ajuda na autolimpeza da boca, mas durante o sono a produção de saliva diminui muito e, quanto menos saliva, menos limpeza.

Assim, o açúcar que não foi retirado da boca fica muito tempo em contato com as bactérias, permitindo a desmineralização do esmalte, que é o responsável pelo desenvolvimento da cárie.

O ideal é que a criança não durma com a mamadeira e após a amamentação haja uma limpeza realizada com uma gaze ou com a ponta de uma fralda limpa, umedecida em água filtrada.

 

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF