Saúde bucal do bebê durante a gestação

Já falamos aqui no Blog do CIR Premier sobre a saúde bucal da mamãe durante a gravidez. E como fica a saúde bucal do bebê ainda na barriga da mãe?

É sobre isso que vamos tratar agora. Já sabemos o quanto é importante o acompanhamento de um dentista, até mesmo porque uma infecção periodontal durante a gravidez está associada ao nascimento de bebês com baixo peso e a partos prematuros.

Então mamães, prestem bastante atenção.

A mulher deve ingerir flúor durante a gravidez?

Não é necessário ingerir flúor para ajudar na formação dos dentes do bebê. O flúor só será importante para o bebê quando os dentinhos já tiverem nascido e o uso deve ser sempre orientado por um odontopediatra.

Quando os dentes do bebê se formam?
A partir da sexta semana de gestação os dentes decíduos (de leite) do bebê já começam a se formar e entre o quarto e sexto mês, ocorre a formação dos dentes permanentes.
No próximo post vamos falar sobre os cuidados que a mamães devem ter durante a gravidez para garantir a saúde bucal dos bebês.

 

*Dr. Aurélio Belas

Publicado por

Aurélio Belas

Especialização em Prótese Dental pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Periodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO/GO) // Especialização em Radiologia pela (pelo) Profis (USP), Bauru, SP // Docência no curso de especialização em Implantodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/DF), Brasília, DF